O estranho monumento chifrudo

Durante a construção de Brasília, o artista plástico francês Ange Falchi ficou impressionado com as notícias que recebia sobre a coragem e o espírito de aventura dos trabalhadores brasileiros que erguiam aquela empreitada. Ele resolveu, então, homenageá-los com uma escultura que chamou de Solarius. Depois de pronta, o governo da França a doou para Brasília. 

Ange Falchi, artista plástico francês que chegou a morar 4 anos no Brasil
Protótipo do Solarius na oficina de Ange Falchi em 1963

Segundo as negociações iniciais, a obra deveria ficar em frente à Torre de TV, prestes a ser inaugurada. No entanto Lucio Costa, arquiteto que a projetou, achou o monumento muito estranho e sugeriu que fosse colocado em algum ponto bem distante de Brasília. Mas, educadamente, ele disse aos franceses que a estátua ficaria melhor na entrada da cidade, para que pudesse ser admirada pelos que chegassem à capital de carro.

Inauguração do monumento em 1967

O Monumento Solarius foi inaugurado no dia 23 de novembro de 1967, em uma cerimônia que contou com autoridades brasileiras e francesas ao som da banda de música do Colégio La Salle. A escultura, que é feita de aço, ferro, lã e vidro, mede 16 metros de altura e fica às margens da BR-040, na Região Administrativa de Santa Maria.  

Devido à sua estranheza, a obra ganhou diversos apelidos do povo do Distrito Federal. O mais conhecido é Chifrudo

Placa de inauguração que foi roubada nos anos 1990

Em 1987, o monumento teve sua única restauração, quando teve a cor avermelhada trocada pelo azul. Atualmente, o Solarius está bastante degradado, precisando de manutenção urgente.

15 comentários em “O estranho monumento chifrudo

  1. Engraçado, em 1967 eu estudava no La Salle e tocava na banda – surdo. Nao me lembro desse evento. Talvez tenha faltado ou mesmo nao estivesse ainda na banda. Nao tenho mais como saber. De qualquer forma, o monumento merecia lugar melhor. Mas o instinto de corporação reles, em monopólio do patrimônio popular – a arquitetura de Brasilia – falou mais alto. Comuna é sempre comuna!

    Curtir

    1. Comuna? Em 1967? Em plena ditadura militar? Acha mesmo que algum “comuna” tinha poder de decisão nessa época? Brasília foi fundada em 1960, e arquitetada por um comunista, sim; mas antes do golpe de 64. Talvez a idade tenha chegado para você e com ela a confusão mental também.

      Curtir

    1. Acredito que alguns achem bonito ou feio, é uma obra de arte, como tantas terríveis que estão expostas em galerias pelo País afora e alguns para se dizerem cultos,achem bonitas. A minha opinião é que tanta verba é desperdiçada pelo governo, deveria ser restaurado. Afinal foi uma gentileza de um artista.

      Curtir

  2. Fica pertinho da minha casa esse monumento, mas uma pena que ele está depredado, pichado e faltando alguns pequenos pedaços! Vândalos é a escória da sociedade, não tem respeito pela história.

    Curtir

  3. É lamentável ver em vários lugares do país monumentos depredados, destruídos, esquecidos no tempo, faltando um mínimo de cuidado por aqueles que deveriam estar mais atentos. Falta de cultura? Falta de zelo? De educação? Qualquer que seja a resposta, a conclusão é que está passando da hora de acordar!

    Curtir

Deixe um comentário