O primeiro posto de Brasília

O primeiro posto de gasolina da Petrobras no Brasil – e o primeiro de Brasília – foi construído na Vila Acampamento (atual Candangolândia) em 1959, antes mesmo da inauguração da nova capital. Projetado pelo arquiteto José Bina Fonyat, o Posto Guarapari fazia parte de um complexo modernista que incluía um hotel, um restaurante (que era bastante frequentado por JK) e um edifício de serviços. O local ficou marcado pela caixa d’ água em forma de disco voador, que lhe rendeu apelidos como Posto do Cogumelo e Posto do Chapéu.

O Posto Guarapari, inaugurado em 1959, também foi o primeiro da Petrobras no Brasil

No final dos anos 1990, a Petrobras decidiu transformar o lugar em um centro de abastecimento de gás natural e, para isso, queria derrubar todas as construções. Mas a população reagiu à ameaça ao patrimônio e conseguiu negociar, por meio do pioneiro Iremar Carlos Ferreira – o Carlos Paulista – a destruição parcial do complexo.

O pioneiro Carlos Paulista foi um dos principais responsáveis pela preservação da memória da Candangolândia

Atualmente, das construções originais, apenas o “disco voador” permanece de pé, ainda hoje causando espanto e curiosidade por quem passa pela Candangolândia.

Atualmente, o Posto Guarapari comercializa gás natural (GNP)

4 comentários em “O primeiro posto de Brasília

  1. O primeiro escritório da Petrobras em Brasilia ficava em um prédio de escritórios anexo ao posto e ao hotel. Meu pai trabalhou neste escritório no período pré e pós inauguração de Brasilia, morando no hotel anexo. Em início de1962 fui visita-lo com minha mãe e irmã e acabei ficando com êle o ano inteiro. No início de 1963 voltei para o Rio, e meu pai ficou até abril de 64 quando foi transferido de volta para o Rio.

    Curtir

Deixe um comentário