A origem do Lago Sul

Antes da construção de Brasília, o Lago Sul ficava nas terras da antiga Fazenda Gama, que já existia desde o século XIX. Por isso, o local foi batizado de Loteamento Gama, cujas primeiras casas foram construídas em 1959 para os diretores da Novacap. Logo depois, vieram as residências para os oficiais da Aeronáutica, erguidas na atual QI 3, bem perto da Base Aérea.

Uma das primeiras casas do Lago Sul, construída em 1959

Com o passar do tempo, o Loteamento Gama foi sendo ocupado naturalmente por outros moradores. E foram eles que deram um apelido que acabou sendo adotado como nome oficial: Lago Sul, inaugurado oficialmente no dia 30 de agosto de 1960, data em homenagem ao sonho profético de Dom Bosco, padroeiro de Brasília.

Por volta de 1965, um empresário pioneiro chamado Gilberto Salomão comprou alguns lotes por ali, construiu casas e botou à venda. Mas a comercialização estava difícil, pois ninguém queria morar em um lugar longe, cheio de mato e com difícil acesso. Então, ele fez um pequeno comércio para facilitar a vida dos moradores com padaria, farmácia e lojas de conveniência. E batizou o local com o seu próprio nome: Centro Comercial Gilberto Salomão, que existe até hoje.

Construção do Centro Comercial Gilberto Salomão em 1965
Gilberto Salomão em 1974

Em 1974, o Lago Sul começou a valorizar de vez com a inauguração da Ponte das Garças, a primeira a interligar a Asa Sul ao novo bairro. A partir daí, já não era preciso dar uma volta imensa pelo aeroporto para chegar até lá.  Depois, vieram mais duas pontes: Costa de Silva (1974) e JK (2002).

A Ponte Costa e Silva foi a segunda a ligar Asa Sul e Lago Sul

Atualmente, o Lago Sul é um bairro nobre com uma das maiores rendas per capita do Distrito Federal. E também é um dos locais com maior concentração de piscinas por habitante do mundo.

13 comentários em “A origem do Lago Sul

  1. Como professora contratada por Israel Pinheiro , Presidente da NOVACAP, em 1959.
    Em 21 de abril de 1960, nós as professoras do antes de Brasília, que tínhamos contrato provisório, tivemos contrato definitivo assinado pelo Presidente da Fundação Educacional Dr Bayard Lucas CD-R Lima.
    Na ocasião os deputados, Senadores, Ministros de Estado disseram ao Presidente JK que queriam casas para morar, foi qdo criou -se Lago Sul e Lago Norte como Bairros Residenciais do Plano Piloto
    Para estimular investir no Lago Sul, que era puro cerrado, mas uma bela vista do Lago Paranoá, nos foi oferecido comprar lotes pagando em suaves prestações que eram abatidas em nosso contra cheque. Comprei no SHIS QI05, hoje QI15
    Nos foi oferecido comprar no PP, e em 1960, mudamos de Taguatinga( onde, em 1959, alfabetizei a Primeira Turma de Candanguinhos para SQ 414

    Em 1967 passeava com meus filhos de carro, percorrendo as estradas de terra do Lago Sul, que ainda estava. começando, aqui morava o extraordinário paisagista Ney Urarahy, Dr Ernesto Silva, que foi meu primeiro chefe, como Diretor da NOVACAP, cuidando da área de Educação .
    Foi nessa época que descobri o SMDB e compramos o paraizo onde hoje moramos

    Mas, antes, em 1974, antes mesmo da Ponte das Garças (Gilberto Salomão ) iniciamos a construção da casa no lote que comprei, e para cá mudamos, ainda sem a Ponte das Garças, passando pelo balão Sarah Kubitscheck

    Curtir

  2. Muito boas lembranças do centro comercial Gilberto Salomão,em 1968 estava chegando em Brasília a câmeras polaróides de revelações instantâneas.meu cunhado Gumercindo,era o proprietário do cine foto GB,e levou uma destas câmeras para tirar algumas fotos nossas,e a curiosidade das pessoas que estavam em mesas próximas foi interessante com a novidade.enfim só boas lembranças de Brasília.

    Curtir

Deixe um comentário