A história da Quadra 500 do Sudoeste

Nos anos 90, durante a construção do metrô no Distrito Federal, uma parte dos trilhos precisou passar em um terreno pertencente à Marinha. Em troca dessa área, a Terracap deu aos militares uma faixa de cerrado virgem próxima ao Memorial JK.

Área da Quadra 500 ainda com a vegetação nativa. Foto: TV Globo

Anos depois, a Marinha resolveu negociar a área com a construtora Antares, trocando o local por 784 apartamentos em Águas Claras. O terreno foi posteriormente vendido para a Oeste Sul Empreendimentos Imobiliários, que entrou com um pedido no GDF para construir 22 prédios residenciais e 3 edifícios comerciais no que seria uma expansão do Setor Sudoeste: a Quadra 500.

Em 2006, começou uma disputa judicial. O Ministério Público do DF alegou que essa área não poderia ser ocupada, já que, de acordo com o documento Brasília Revisitada, de Lucio Costa, o terreno nunca fez parte do Sudoeste. Os donos do espaço, por sua vez, alegavam que a obra iria gerar moradias e mais oportunidades de emprego no Distrito Federal. Por fim, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberou a construção da quadra em 2019.

Obras na Quadra 500 em 2020

As obras na Quadra 500 já começaram e tem um projeto de paisagismo aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF). A proposta prevê a combinação de árvores nativas do Cerrado com academia para idosos, parques infantis, ciclovias e uma praça central. Estima-se que cerca de 3,5 mil pessoas habitem o local.

Arte: Correio Braziliense

11 comentários em “A história da Quadra 500 do Sudoeste

  1. A assim denominada Quadra 500 é uma aberração no desenvolvimento do Plano Piloto da Capital. Sua história “cabeluda” é de fácil compreensão para quem conhece como se comportam aqueles que não tem respeito com as pessoas e que vivem do dinheiro fácil, conquistado com “jeitinhos” e “firulas” jurídicas. Sua implantação fere frontalmente o Plano Urbanístico de Brasília, considerada Monumento Tombado pelo IPHAN (!?) e declarado Monumento da Humanidade pela UNESCO. Brasília foi concebida para receber uma população de 500 000 habitantes. Não para crescer indefinidamente. .A população que acorre para a Área Central do país, desejável e uma das razões para a sua construção no interior do Brasil, deveria ser “ordenada” por meio de um Plano Regional, decorrente da sua inauguração, criando novas futuras cidades, situadas longe da Capital, embora a ela conectadas por vias diretas, de modo a evitar a “conturbação” com a mesma. O local onde é pretendida esta monstruosidade dentro das Grandes Áreas definidas como de baixa densidade, com poucas construções baixas e de preservação da flora nativa.
    Será um ESCÂNDALO GIGANTESCO dentro do escândalo da aprovação do projeto

    Curtir

  2. Excelente medida do STJ ao liberar área para construção da quadra 500. Vários benefícios para a cidade, geração de emprego, impostos e criação de empresas na parte comercial. No ajuste com O GDF, convencionou-se que toda a infraestrutura será implementada pelo incorporador. Falta liberar a implosão do sudoeste econômico e otimizar a construção de prédios com seis andares.

    Curtir

  3. E de gorjetinha esse ministro João Otavio vai ganhar um apartamento novinho da construtora, por ter liberado a área para a construção da Quadra 500.

    Curtir

  4. Ja era!
    Quanto este juiz deve ter ganho pra aprovar essa obra, sugiro uma devassa em suas contas e movimentação financeira pra desmascarar mais um corrupto neste poder que se acha intocável.

    Curtir

  5. Acho super válido abrir uma nova quadra. Pena que ela será extremamente luxuosa e alvo de especuladores, que terão seu segundo ou terceiro apartamento – como sempre acontece em Brasília. Sendo assim, o parecer do Ministro João Otávio é mera utopia. Fosse algo justo, seriam 22 prédios modernos, bons e destinados a quem ainda não tem imóvel. Mas, Brasília é terra dos aproveitadores, de A a Z.

    Curtir

  6. *PREPARE-SE PARA VIVER MOMENTOS ÚNICOS*.

    Você sabe qual a vantagem de uma Quadra ter o Memorial de Incorporação?

    A Quadra 500 será a única de Brasília com Memorial de Incorporação registrado em cartório.

    Com o M.I. você já sabe qual mobiliário urbano está definido em cartório, paisagismo, tipos de plantas e quantidades, parquinhos, quadras, praças e ciclovias.

    Na Quadra Parque 500 tudo será entregue pela iniciativa privada, seus moradores irão usufruir com segurança todo lazer que a Quadra 500 do Sudoeste irá proporcionar.

    Conheça mais sobre o projeto e descubra o que o endereço nobre mais aguardado de Brasília reservou para você.

    Acesse este link para visualizar nosso catálogo no WhatsApp:

    https://wa.me/c/556195860101

    https://quadra500sudoeste.com/

    Curtir

  7. grande magnifico exemplo de quadra do sudoeste nivel de primeiro mundo me coloco a disposição pra vender pra vc este este emprrendimento 61 983067580

    Curtir

Deixe um comentário