Primavera, o clube preferido de Taguatinga

Inaugurado no dia 9 de abril de 1972, o Clube Primavera de Taguatinga foi um dos mais badalados da cidade durante os anos 70 e 80. Com cerca de 20 mil sócios, contava com piscinas para adultos e crianças, sauna, churrasqueiras e um salão de festas que realizava grandiosas comemorações, shows musicais e bailes de carnaval.

Clube Primavera em 1984. Fotos de Getúlio Romão

O clube foi construído pelo pioneiro Antônio Carlos Felício Bueno (que também foi o responsável pela criação, alguns anos depois, do Parque Municipal do Itiquira, em Formosa).

Ruínas do clube em 2015. Foto de Gabriel Jabur

Em 1997, devido à alta taxa de inadimplência dos associados e à falta de verbas para investimentos, o clube faliu. Atualmente, o local está abandonado e seu terreno foi reincorporado ao patrimônio público.

56 comentários em “Primavera, o clube preferido de Taguatinga

    1. fui socio do primavera quando morava em brasilia, precisamente na ceilandia sul, pulei carnaval, era uma maravilha, isso foi na decada de 70. saudade, anos depois voltei a brasilia e ja não existia o clube. que pena.

      Curtir

      1. Eu me lembro do meu professor, medico trabalhava no primavera, professor e médico lélio, fim de anos os jogadores profissionais se reunia para jogar no campo de areia, todos vestidos de mulher, era uma graça, lembraça boa, muita saudade.

        Curtir

  1. É realmente muitas lembranças boas deste clube que era não só o melhor de Taguatinga como o mais bem frequentado de Brasília na época. Boas recordações daqueles bailes de carnaval e dos domingos de sol, era o pointer da Cidade.

    Curtir

  2. Eu só um associado do clube primavera com minha família tinha dois títulos de lá e nos aproveitamos MT tds osfim de semana era o nosso melho local para irmos passa o dia com a família um dia de lazer p tds em fim a acabou que e sócio como ficamos perdemos td ou temos que recorre a os meios judiciários para não ficar no prejuízo?

    Curtir

  3. Será foi inadimplência dos sócios ,acredito que foi mal administração, como também clube CIT em Taguatinga .
    Clubes com ótima estrutura foi uma pena acabar desta forma .

    Curtir

    1. Lembro dos bailes do furacão 2000 no primavera… Juventude animada e feliz… altos passinhos… Saudades de tanta gente… Todo mundo se separou, perdeu contato…

      Curtir

  4. Então pode até ser que faliu por inadimplência porque me lembro que nessa época tinha o clube cit e também o vai quem quem onde ninguém pagava pra entrar mas um clube com mais de 20 mil sócios acho impossível que seja por inadimplência e sim falta de administração deixou saudades foi muito bom enquanto durou 👏🏾👏🏾👏🏾

    Curtir

  5. Foi em um domingo que eu tivemos nossa primeira saída como namorados eu e a Nana em 1982, depois de nos ter conhecido no 1453 disk amizade, de lá para cá 38 anos juntos,

    Curtir

  6. Programa maravilhoso na minha adolescência, combinar com amigos e passar o fi inteiro no Clube Primavera, Depois um pouquinho mais na fase adulta o Baile de Carnaval Preto e Vermelho. Super demais! Bons tempos!….%

    Curtir

  7. Passou um filme na minha cabeça. Passei minha adolescência nesse clube. Fui a muitos bailes de carnaval. Que pena esse abandono.
    Me lembro que tinha inclusive um mini zoo.

    Curtir

  8. Amei ver a fotos do Primavera Clube em Taguatinga cidade onde morei na década de 70 na época eu com 18 anos frequentava nos finais semana esse clube teve lindas recordações

    Curtir

  9. Maravilhoso era esse clube! Tinha até um mini zoológico! Bem familiar participei de vários bailes de carnaval! As pessoas tinham respeito uns pelos outros. Bons tempos! Acho que foi mais desvio e roubalheira que acabou com os clubes de Taguatinga.

    Curtir

    1. Meu pai era encarregado do primavera eu trabalhei lá aos 15 anos de idade meus tios também trabalharam também e sarro dico show todo domingo não perdia um muito triste ver isso fiz muitas amizades neste lugar jogar bola depois sauna
      Que saudade abraço a todos.

      Curtir

  10. Nossa que saudades minha mãe tbm tinha o título e fins de semana era minha diversão predileta, carnaval minha mãe Nilza se acabava, e como era muito alegre a diretoria convidou e deu um convite espe não para ela no vermelho e preto vinham amigos do.Plano.frequentar e eram só elogios. Acredito que foi problema de na administração e.muito desvio.

    Curtir

  11. SAUDADES!!!!
    Éramos cinco Amigas, como era bom, nós íamos aos bailes e todos os eventos que tinha no Clube,
    Como sinto Saudade deste tempo, os bailes de Carnaval eram maravilhosos!!! chegavamos a ganhar os concursos de fantasia eu e minhas Amigas, realmente era muito bom “Show”, só nós resta as lembranças.

    Curtir

  12. Taguatinga nunca mais foi a mesma, depois que o Clube Primavera fechou, era praticamente a vida da cidade, aos domingos, principalmente, a juventude se dirigia aos clubes, de ônibus, de carro, de bicicleta ou a pé. Bastante movimentado, como também os outros clubes que fecharam, CIT, Clube dos 200, Texas Montaria Country Clube, este, ficava um pouco mais distante, mas todos davam vida à cidade. Eu tinha título remido de todos eles. Foi um prejuízo realmente, mas acredito que a culpa estava na péssima administração de todos eles. O pior é que as autoridades nada fizeram para impedir esse desastre, ou mesmo tomar as rédeas e tocar pra frente; só assim, a cidade iria renascer, pois que viveu aquela época, sente que Taguatinga, agora, vive em cadeira de rodas. A nova geração não sente falta, porque nunca teve o que nós tivemos. Falei…

    Curtir

  13. Me lembro no carnaval na decada de 70 encontrei uma moça muito linda, começamos a pular carnaval juntos, começamos a namorar, eu não acreditava que estavamos namorando de tão linda que ela era, chama lurdes, apelido de lú.

    Curtir

  14. Saudades vida boa e saudavel que tinhamos nesta epoca. MEU PAI ERA SOCIo, QDO NAO TINHA DINHEIRO PULAVA O MURO PARA IR NOS CARNAVAIS COM VARIOS COLEGAS, DIAS BONS. TODOS OS FINAIS DE SEMANA NO PRIMAVERA OU CIT COM TODA A FAMILIA, ,muitos ja morreram SO RESTA SAUDADES e todos magrinhos nas fotos nao existia jovem gordo

    Curtir

Deixe um comentário