Um picadeiro na Esplanada

O Gran Circo Lar foi inaugurado em 1985 para realizar projetos sociais e promover eventos culturais em Brasília. A ideia partiu da artista plástica Elaine Ruas, inspirada no Circo Voador do Rio de Janeiro, iniciativa que contou com o importante apoio do urbanista Lucio Costa.

Finalização do Gran Circo Lar em 1985

Projetado pelo arquiteto Fernando Andrade, era um circo diferente dos tradicionais: construção em alvenaria e picadeiro todo em concreto, abaixo do nível da entrada principal. Suas paredes externas eram enfeitadas por azulejos com motivos circenses e a parte interna havia sido pintada com cores escolhidas pelo artista plástico Athos Bulcão. Em 1987, o local foi adaptado como Unidade de Proteção Especial, oferecendo ensino básico e aulas de circo para crianças em situação de rua na capital.

Gran Circo Lar em 1989

“Uma iniciativa bem-vinda próxima da Plataforma Rodoviária que, em boa hora, se tornou o ponto de encontro da periferia urbana com o centro metropolitano”

Lucio Costa

Mas, paralelamente às atividades sociais, o Gran Circo Lar também tornou-se um dos principais espaços para shows na cidade. Muitos festivais com bandas locais foram organizados ali, além das apresentações de grupos nacionais e internacionais, como Suicidal Tendencies, Kreator, Detrito Federal, P.U.S., Mundo Livre S/A, Engenheiros do Hawaii, Ratos de Porão, Pato Fu, Raimundos, Plebe Rude, Capital Inicial, Kid Abelha, Planet Hemp e muito outros. Foi lá que também aconteceu um dos últimos shows de Raul Seixas, que fazia uma turnê com Marcelo Nova em 1989.

Panfleto de divulgação do show dos Engenheiros do Hawaii em 1992

O Gran Circo Lar foi desativado em 1999 para dar lugar ao Complexo Cultural da República.

Gran Circo Lar em 1989

Veja o vídeo:

3 comentários em “Um picadeiro na Esplanada

  1. Bom dia
    Ótima matéria, mas infelizmente esquecer falar um pouco sobre Elaine Ruas , a história de vida com este Circo e seus projetos foi uma pequena falha. Mas meus parabens pelo projeto e sucesso.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s