A origem de Sobradinho

Na primeira metade do século XIX, o comerciante Antônio Gomes Rabelo, ao tomar posse de suas terras em Goiás, colocou um cruzeiro de madeira rústica para marcar a propriedade. Em um dos braços dessa cruz, um joão-de-barro construiu duas casinhas, uma sobre a outra, que lembravam um pequeno sobrado. Logo, aquele ponto se tornou uma referência para os viajantes que passavam por ali, sendo chamado de Sobradinho do Cruzeiro. Com o tempo, o riacho que atravessava a região ficou conhecido como Córrego do Sobradinho, batizando, também, uma fazenda erguida no local.

Primeiras casas de Sobradinho nos anos 60

A Fazenda Sobradinho foi desapropriada para a criação de uma das primeiras cidades-satélites do DF, inaugurada no dia 13 de maio de 1960. Assim como Brasília, Sobradinho também foi planejada, e tinha muitas características semelhantes às casas das quadras 700 da Asa Sul: ruas largas, lotes de 350 e 525 m2 com acesso pelos fundos e frente para amplas áreas verdes. O projeto da cidade ficou a cargo do urbanista Paulo Hungria Machado, que pertencia à equipe de Lucio Costa e já havia feito o plano urbanístico do Gama.

Sobradinho em 1965

A ocupação de Sobradinho se deu imediatamente após a demarcação dos terrenos, pois a cidade havia sido criada para abrigar os moradores da Vila Amaury – um acampamento operário que estava sendo inundado pelas águas do Lago Paranoá – além de famílias de algumas outras invasões espalhadas pelo Distrito Federal.

Entrega de casas em 1970

De acordo com o último censo do IBGE, Sobradinho tem 85.491 habitantes. A atividade predominante na cidade é o comércio.

27 comentários em “A origem de Sobradinho

  1. Até onde sei o nome é anterior, desde fins do século XVIII. Toponímia da chapada e serra de Sobradinho, onde foi instalada a contagem ou fiscalização, daí o nome também de chapada da Contagem.

    Curtir

  2. Essa primeira foto, não é das primeiras casas de Sobradinho, essas casas só foram construídas em 1964/65. As primeiras casas sugiram em 1960, e eram de tábua, barracos…

    Curtir

    1. Concordo plenamente com o comentário de Valdivino Saldanha pois as casas só foram construídas em 64/65. Trabalhei na pintura delas nas quadras 3 até a 7.

      Curtir

  3. Conheci Sobradinho em 1960 , casas de madeiras, algumas de alvenarias, me lembro de emas dentro do povoado, eu tinha 10 anos, essa imagem nunca me saiu da mente. Buscava água nas cacimbas na parte baixa da cidade.

    Curtir

  4. Cheguei em Sobradinho com a minha família, meus pais e irmãos em 1960 e fomo alojados em um barracão junto com outras famílias até a entrega dos lotes, Esse barracão ficava próximo a atual estrada que vai para o cemitério.

    Curtir

  5. Fomos proprietários de uma casa na quadra 2, conjunto E4, essa casa era o escritório da X em Sobradinho, foi demolida há alguns anos atrás após vendermos ela.

    Curtir

  6. Morávamos na Vila Planalto, no acampamento da Construtora Rabelo, aí devido a pressão do Estado,fomos obrigados a mudar em 1967 para Sobradinho,pois a área da Vila Planalto,era pertencente a Marinha,por isso, moradores também tiveram que mudar para o Gama.

    Curtir

    1. Olá João Luiz Vilarinho.
      Eu me chamo Fatima morei em Sobradinho em 1968 com meus pais . Morei em um alojamento para os funcionários que foram trabalhar em DF.
      o meu pai era funcionário público federal do DENOCS. E me lembro que havia muitas casa de madeira na época e também um conjunto habitacional. onde havia pessoas morando. tinha também um antigo galpao com várias sucatas de carros.tinha uma kombi do acidente que matou 5 homens entre eles o Finado Marrada assim como era conhecido. havia a Senhora Jacinta Marra da é suas 2 filha. tenho boas lembranças da época brinquei muito pelos alojamentos.
      Hoje já estou com 57 anos mas as lembranças são claras. Meu pai reside em MG eu em SP.

      Curtir

      1. Oi Fátima, meus pais, José Soares e D. Jurandir, também eram funcionários do DNOCS e foram transferidos de Fortaleza para Brasília em em 1966. Aqui a família foi direto para o Acampamento onde moramos até o apartamento na 312 Norte ficar pronto e para onde mudamos.

        Curtir

    2. Quem insistiu de ficar tá lá até hoje, minha mãe e minha sogra são umas delas, quem morava na área da marinha foram locados mais pra cima mas pro centro da vila Planalto! Eu nasci lá em 21 de abril de 1971!

      Curtir

  7. Existe também a história de que, os moradores da antiga vila Amaury teriam que deixar o local devido ampliação do Lago Paranoá e assim recebiam as casas da antiga X, deu-se o nome de Sobradinho devido ser o local que sobrou para colocarem os pioneiros aqueles que construíram Brasília.
    Sobradinho a princípio seria construído onde temos o posto colorado, DER, quartéis e santuário pertencentes ao EB, para que os construtores pudessem ver de lá a maravilhosa cidade que construíram, porém os políticos da época foram totalmente contra e consideraram um absurdo que peões tivessem uma vista e local tão privilegiado assim, colocaram Sobradinho no local que hoje está.

    Curtir

  8. Meu tio Pílade Baiocchi e sua esposa Marisa, minha tia Wânia Baiocchi e seu esposo Edgard, moravam em Sobradinho. Adorava visitá-los e brincar naquelas grandes pedras caiadas que serviam de parque de diversão….

    Curtir

  9. Meus pais chegaram em Brasília/DF em 1959, onde já existia a “Cidade livre, atual Núcleo Bandeirante, de onde viemos para Sobradinho em 1960. A flora de Sobradinho era cerrado com a existência de uma pequena palmeira de aproximadamente 20 a 30 cm. de altura, pequizeiros e mangabeiras. As primeiras residências eram em madeira e cobertas com telhas de papelão oleado ou zinco. As primeiras casas “da Novacap” foram erguidas a partir de 1964 para abrigar remanescentes dos acampamentos da construção do centro da Capital Federal chamado de Plano Piloto de Brasília, que abrigou representantes dos Três Poderes do Brasil transferidos do Rio de Janeiro para o planalto Central.

    Curtir

  10. Eu conheci Sobradinho em 1972 nunca morei lá mais eu amo essa cidade é muito gostosa de se viver até hoje se tivesse como moraria lá moro no Guará 2 outra cidade q amo Brasília 10 08 2020 bjs nós moradores de Sobradinho DF

    Curtir

  11. Cheguei em sobradinho em 1967. Meu pai já estava na cidade a 4 anos, pois trabalhava nas obras na cidade. Moro até hoje aqui.
    Amo esta cidade

    Curtir

  12. Que legal! Conheço e morei em Sobradinho a partir de 1968 logo após dar baixa da Aeronáutica. Sai de lá em 1980. Meus sobrinhos ainda moram lá. Na 5 e na 10.

    Curtir

  13. Alguém sabe algo sobre a história do cemitério de Sobradinho? Como surgiu? Qual o primeiro sepultado? Qual é sua importancia pra história de Brasília e de Sobradinho?

    Curtir

Deixe um comentário