Truc’s, a mais icônica lanchonete de Brasília

Quem viveu em Brasília nas décadas de 80 e 90 certamente se lembra do Truc’s,  lanchonete muito popular no DF e que chegou a compor a maior rede de franquias do Centro-Oeste.

O Truc’s foi inaugurado em 1973 na 108 Sul, no comércio da movimentada Rua da Igrejinha, e já inovou ao oferecer os lanches em bandejas que se acoplavam às janelas dos carros. Nada mais apropriado a uma cidade feita para os automóveis.

Primeira loja do Truc’s na 108 Sul

O sucesso foi tão grande que novas unidades foram abertas pela cidade, estabelecendo-se um sistema de franquias. O Truc’s chegou a ter mais de 40 lojas espalhadas pelo Distrito Federal, batendo de frente com seu maior concorrente, o também brasiliense Giraffas.

Cardápio da lanchonete do início dos anos 90

Um diferencial do Truc’s eram os lanches personalizados. O mais popular foi o Macaquito, um crepe de banana, queijo e canela inspirado no mascote da marca, um macaco. A lanchonete também se especializou na distribuição de brindes como chaveiros, camisetas, pochetes e squeezes, que eram colecionados e atraíam os clientes por suas cores chamativas e utilidade prática.

Os brindes do Truc’s eram colecionados pelos clientes

A partir dos anos 2000, o Truc’s começou a entrar em decadência e as unidades foram fechando gradativamente. A última a encerrar as atividades foi a do Setor Comercial Sul em 2005.

Última unidade do Truc’s, no Setor Comercial Sul

Em 2014, o Truc’s foi reaberto em Taguatinga com novos donos e visual modernizado. Mas a tentativa de resgatar a icônica marca não deu muito certo. Apesar da nostalgia, as reclamações dos clientes quanto à qualidade e velocidade dos serviços eram muitas e a loja fechou em 2016.

Truc’s de Taguatinga reaberto em 2014

2 comentários em “Truc’s, a mais icônica lanchonete de Brasília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s