A origem do Guará

Em 1967, um grupo de funcionários da Novacap começou a construir suas próprias casas em regime de mutirão. Como o local era atravessado pelo córrego Guará, assim foi batizada aquela nova cidade-satélite, que se iniciou com 800 residências e foi inaugurada no dia 5 de maio de 1969. A palavra Guará vem do tupi “auará”, que significa “vermelho”. O lobo-guará, muito comum no Cerrado e que deu o nome ao córrego, é chamado assim por ter a cor avermelhada.

Entrada do Guará em 1969

Em 1972, foi inaugurada uma nova etapa, o Guará II, dessa vez para funcionários públicos federais que chegavam em Brasília. E a cidade continuou a crescer com mais conjuntos residenciais e condomínios pelos anos seguintes sendo, atualmente, uma das regiões administrativas com maior renda per capita do DF.

Urbanização do Guará em 1970
Capoeira no Guará II em 1987

Uma particularidade do Guará é ter sido o berço do reggae e do movimento rastafári no Distrito Federal nos anos 1970. Fundado na Jamaica, o rastafarianismo considera como deus o imperador etíope Haile Selassie (1892-1975), governante que esteve aqui em Brasília em 1960, quando se encontrou com Juscelino Kubitschek para uma visita diplomática.

Encontro de Haile Selassie com JK em 1960

Veja o vídeo:

16 comentários em “A origem do Guará

  1. A cidade do guara nasceu para dar moradia as pessoas que moravam nos patios de empresas do SIA .setor de industriase abastecimento por isso o nome SRIA setor residencial de industria e abastecimento (guara).

    Curtir

  2. Fui moradora do GuaráI na QI 11 conj L ,em 1970 ,no começo mesmo e tinha uns 5 anos de idade. Foi maravilhosa a minha infância querida; brincava muito ,adorava estudar e era um lugar muito tranquilo, o que não é mais hoje!

    Curtir

  3. Estou aqui no Guará desde 1973, era bom demais as casas sem cerca e a amizade com os vizinhos. A infância foi muito boa, hoje tudo cercado perdeu aquela magia e inocência daqueles anos, mas ainda é uma excelente cidade para morar.

    Curtir

    1. Amo o Guará, estou aqui desde quando nasci 1980, cidade satélite maravilhosa e gostosa de se morar, participo do melhor movimento de jovens do Guará o “SEGUE-ME”

      Curtir

  4. Sou nordestino morador do GUARÁ desde 1973. As melhores fases da vida foram vividas nesta bela e promissora cidade. Tenho orgulho de fazer parte de sua história e sou grato por tudo que me ofereceu para a construção de uma vida digna e de muitas realizações.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s