O herói do zoológico

No dia 27 de agosto de 1977, o sargento gaúcho Sílvio Holenbach, que servia no Hospital das Forças Armadas (HFA), passeava pelo Zoológico de Brasília com a mulher e os quatro filhos pequenos para comemorar sua conclusão de curso na faculdade de Agronomia da UnB. Quando já estavam no carro para ir embora, Holenbach ouviu gritos de socorro. Era Adilson Florêncio, de 13 anos, que havia se desequilibrado da grade de proteção e caído no fosso das ariranhas.

Sargento Holenbach: morto aos 33 anos

O militar resgatou o garoto, mas, ao se preparar para sair, foi pego pelos animais e mordido mais de cem vezes. As ariranhas costumam ser dóceis, mas atacaram naquele dia para proteger suas crias. Holenbach foi levado para o HFA e atendido pelo médico Jofran Frejat, que viria a ser eleito deputado federal anos depois e a disputar o governo do DF em 2014.

Inauguração do fosso das ariranhas em 1975

Após três dias de internação, Sílvio morreu de infecção generalizada, aos 33 anos. O fato ganhou repercussão nacional e internacional e até o presidente americano Jimmy Carter enviou condolências à família.

Holenbach no hospital, onde morreu após 3 dias de internação

O ato heroico rendeu várias homenagens ao sargento: o Zoológico de Brasília passou a se chamar Zoológico Sgt. Sílvio Delmar Holenbach; uma escola estadual em Cerro Largo (RS), sua cidade natal, foi batizada com seu nome; o auditório do Hospital das Forças Armadas também passou a ter o nome do sargento.

Já Adilson Florêncio, o garoto salvo das ariranhas, foi preso em 2016 em uma operação da Polícia Federal que investigava um esquema de desvio de dinheiro.

Adilson Florêncio no hospital
Florêncio: preso pela Polícia Federal

Adilson é ex-diretor financeiro da Postalis, o fundo de pensão dos Correios. Atualmente, ele responde ao processo em liberdade.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s