O principal presídio do Distrito Federal foi construído no terreno da Fazenda da Papuda, que ganhou esse nome por ter sido o local onde viveu uma mulher com bócio, enfermidade causada pela deficiência de iodo na alimentação que forma um verdadeiro papo no pescoço. Era uma doença muito comum no Brasil Central até os anos 50 e foi praticamente erradicada quando o governo tornou obrigatória a adição de iodo no sal de cozinha.


A penitenciária, então, foi batizada com o mesmo nome da fazenda que havia sido desapropriada.

O Presídio da Papuda foi inaugurado em 16 de janeiro de 1979, contando com 10 guardas de vigilância e capacidade para receber 240 presos. Atualmente é formado por cinco unidades e uma população carcerária de 12 mil pessoas. Muitos políticos já passaram por ali, como o ex-deputado Natan Donadol, o ex-prefeito Paulo Maluf, o ex-senador Luiz Estevão, os ex-ministros José Dirceu e Geddel Vieira Lima e vários outros.
Excelente! Só uma correção. A população carcerária hoje já passa dos 16.000 presos.
CurtirCurtir
16.000 presos. Dentre eles pessoas que já foram julgadas, pessoas que aguardam julgamento, pessoas inocentes presas erroneamente e o Marcos Camacho, mais conhecido por Marcola. Por causa dessa desgraça que o PCC está tentando se criar aqui no DF, promovendo assaltos, assassinatos, tráficos de drogas e etc.
CurtirCurtir