O jegue mais famoso de Brasília

O paraibano Damião Galdino da Silva era um motorista do Senado Federal que tinha um jumento chamado Jericar. Ele havia equipado o animal com peças de um Fusca (buzina, faróis, pisca-pisca, velocímetro) e passou a circular pela capital. Virou uma figura folclórica pela cidade.

Em 1980, quando o Papa João Paulo II visitou Brasília, Damião tanto insistiu que conseguiu um encontro com o religioso para dar a ele Jericar de presente. A felicidade inicial deu lugar à frustração quando o Papa foi embora sem levar o jumento. O paraibano, então, começou a fazer protestos para chamar a atenção sobre o fato. Ele acorrentou-se à Torre de TV, escalou o mastro da bandeira da Praça dos Três Poderes e até subiu a rampa do Palácio do Planalto com o jegue. Damião chegou a viajar até o Vaticano e fazer greve de fome na Praça São Pedro para chamar a atenção do Papa.  

Damião subindo a rampa do Palácio do Planalto com seu jegue

No fim das contas, as manifestações deram certo. Em 1982, a CNBB embarcou Jericar em um navio até a Itália para encontrar o João Paulo II. Mas algo deu errado e o animal morreu no meio do caminho, ninguém sabe exatamente como.

Damião fez greve de fome no Vaticano

Anos depois, Damião se aposentou e foi morar na Paraíba, onde se candidatou a diversos cargos públicos, tendo perdido todas as eleições. Ele morreu em 2006, aos 67 anos, assassinado com três tiros na cabeça. A investigação da polícia revelou que o crime fora encomendado por uma amante, inconformada com o fim do relacionamento.

Damião do Jegue ficou tão famoso no Brasil que foi a inspiração da música “O Papa e o Jegue”, de Luiz Gonzaga.

2 comentários em “O jegue mais famoso de Brasília

  1. fui amiga da filha dele.gostaria de saber com está você? deve estar com um grande sorriso!, só via você assim. um beijo Kelly.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s