O jegue mais famoso de Brasília

O paraibano Damião Galdino da Silva era um motorista do Senado Federal que tinha um jumento chamado Jericar. Ele havia equipado o animal com peças de um Fusca (buzina, faróis, pisca-pisca, velocímetro) e passou a circular pela capital. Virou uma figura folclórica pela cidade.

Em 1980, quando o Papa João Paulo II visitou Brasília, Damião tanto insistiu que conseguiu um encontro com o religioso para dar a ele Jericar de presente. A felicidade inicial deu lugar à frustração quando o Papa foi embora sem levar o jumento. O paraibano, então, começou a fazer protestos para chamar a atenção sobre o fato. Ele acorrentou-se à Torre de TV, escalou o mastro da bandeira da Praça dos Três Poderes e até subiu a rampa do Palácio do Planalto com o jegue. Damião chegou a viajar até o Vaticano e fazer greve de fome na Praça São Pedro para chamar a atenção do Papa.  

Damião subindo a rampa do Palácio do Planalto com seu jegue

No fim das contas, as manifestações deram certo. Em 1982, a CNBB embarcou Jericar em um navio até a Itália para encontrar o João Paulo II. Mas algo deu errado e o animal morreu no meio do caminho, ninguém sabe exatamente como.

Damião fez greve de fome no Vaticano

Anos depois, Damião se aposentou e foi morar na Paraíba, onde se candidatou a diversos cargos públicos, tendo perdido todas as eleições. Ele morreu em 2006, aos 67 anos, assassinado com três tiros na cabeça. A investigação da polícia revelou que o crime fora encomendado por uma amante, inconformada com o fim do relacionamento.

Damião do Jegue ficou tão famoso no Brasil que foi a inspiração da música “O Papa e o Jegue”, de Luiz Gonzaga.

Um comentário em “O jegue mais famoso de Brasília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s