É muito comum a confusão entre a Pedra Fundamental e o Marco Zero de Brasília. Eles estão em lugares diferentes e simbolizam momentos distintos na história da capital.

A Pedra Fundamental é um obelisco que fica no Morro do Centenário, a 9 km de Planaltina. Foi lançada pelo presidente Epitácio Pessoa para comemorar o centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922. Naquela época, apesar da mudança da capital já estar na Constituição, não havia um plano concreto para a construção de Brasília. No entanto, o presidente determinou que o obelisco ficasse dentro dos limites do Quadrilátero Cruls, demarcado no final do século XIX e onde fica a capital atualmente. A Pedra Fundamental, então, é o símbolo de uma cidade que ainda estava no campo das ideias e ninguém sabia se seria realmente erguida um dia.

Já o Marco Zero é o nome dado ao cruzamento dos Eixos Monumental e Rodoviário, símbolo do início da construção de Brasília. Não há placa ou edificação que indique este local, já que a Rodoviária do Plano Piloto foi erguida em cima dele.

Segundo essa matéria no site da Câmara Federal, a pedra fundamental é o marco zero de Brasília.
https://www.camara.leg.br/radio/radioagencia/431662-brasilia-completa-54-anos-saiba-onde-fica-o-marco-zero-da-capital/
CurtirCurtir