A Igreja Anglicana em Brasília

Durante a construção de Brasília, representantes de diversas religiões vieram para a futura capital. Uma das primeiras a chegar foi a Igreja Anglicana, cujos sacerdotes pioneiros estabeleceram-se em terras candangas ainda em 1959. No ano seguinte, eles conseguiram a doação de um terreno na 309/310 Sul onde foi celebrado, no dia 5 de junho de 1960, o primeiro culto anglicano de Brasília. A cerimônia contou com cerca de 50 pessoas e  aconteceu ao ar livre, conduzida pelo Reverendo Saulo Marques. Naquela ocasião, foi declarada fundada a primeira missão da Igreja Episcopal em Brasília.

 

Reverendo Saulo Marques, responsável pela celebração do primeiro culto anglicano em Brasília

Com a instalação da Igreja Anglicana na capital era necessário construir seu templo sem demora. O projeto da edificação foi oferecido a Oscar Niemeyer, que concordou em executá-lo. Mas seus intensos compromissos o impediram de fazer o trabalho em tempo hábil. Ele passou a tarefa, então, para um dos membros de sua equipe, o arquiteto Glauco Campello.

Campello inspirou-se na forma piramidal de uma Bíblia aberta para desenhar um templo com traços leves, elegantes e visualmente impactantes.

Cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Igreja da Ressurreição, em 1961

A pedra fundamental da Igreja da Ressurreição foi lançada no dia 21 de maio de 1961, um domingo de Pentecostes, em cerimônia presidida por Dom Edmund K. Sherris, bispo da Diocese do Brasil Central da Igreja Episcopal Brasileira, contando também com o pároco local, o reverendo Saulo Marques.

Construção da igreja em 1962

A inauguração do templo aconteceu quase dois anos depois, no dia 5 de maio de 1963. Sua construção foi feita de forma bastante prática, com estrutura pré-moldada na obra e içada para ser montada no local.

Momentos da igreja nos anos 60 e 70. Fotos: Catedral Anglicana da Ressurreição

Em 1984, com a criação da Diocese Anglicana de Brasília, a Igreja da Ressurreição passou a se chamar Catedral Anglicana da Ressurreição, tendo como primeiro bispo diocesano Dom Agostinho Sória.

Atualmente, a comunidade anglicana no Distrito Federal conta com cerca de 50 famílias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s