Bhelial, o super-herói brasiliense

No ano 2000, Brasília ganhou um super-herói (ou anti-herói?) de história em quadrinhos chamado Bhelial, que chegou a ter uma revista própria e fez sucesso na cidade. A ideia foi concebida pelo estudante de Comunicação da UnB Rafael Pinheiro, que fez tudo de forma independente por meio de sua empresa Daedalus Produções.

A revista era vendida em diversos pontos pelo DF

O personagem principal era Matheus Salles, um estudante de Artes Cênicas da Universidade de Brasília que, no dia de sua estreia teatral como o personagem Bhelial, fora sequestrado e usado como cobaia para testar uma poderosa droga chamada Dhops. Mas o composto químico terminou por alterar o corpo de Matheus, que ganhou habilidades sobre-humanas, passando a caçar pelo DF todos os envolvidos nesse projeto. As histórias aconteciam em locais como Asa Norte, Conic e Lago Sul, procurando sempre dar o máximo de proximidade com o dia a dia do morador de Brasília.

Bhelial era um estudante da UnB que ganhava habilidades sobre-humanas

Rafael Pinheiro assinava os roteiros e ilustrações das histórias, com colorização e argumento de Kelly Alves, sua namorada e sócia na época. O lançamento da revista aconteceu no Teatro dos Bancários no dia 31 de março de 2000, em uma grande festa que contou com show de Engels Espíritos, sorteio de uma guitarra e Bhelial de carne e osso interpretado pelo ator Mateus Ferrari. A partir daí, Rafael e Kelly se empenharam em transformar a revista em um produto comercial viável, negociando anúncios e pontos de venda em diversos lugares do DF.

Rafael Pinheiro no lançamento da revista

A revista, no entanto, só existiu até o número seis. As despesas e o esforço necessário para produzir uma publicação mensal de qualidade (Rafael chegava a trabalhar mais de 12 horas por dia nos desenhos) acabou quebrando a empresa dos estudantes. E Bhelial saiu dos quadrinhos para entrar na história da criatividade candanga.

A publicação durou apenas seis edições

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s