O futebol sempre fez parte da história de Brasília. Durante a construção da cidade, quase todas as empreiteiras tinham seus times – formados pelos próprios operários – que disputavam acirrados campeonatos nos canteiros de obras. A primeira competição aconteceu em 1959, tendo como campeã o Grêmio Esportivo Brasiliense.
Nos anos seguintes, os jogos continuaram, mas dessa vez também disputados pelos times dos órgãos públicos que começavam a se instalar na capital. Uma das principais equipes da época era o Defelê, nome derivado da sigla DFL do Departamento de Força e Luz da Novacap.

Durante a década de 60, o futebol amador em Brasília era bem prestigiado e atraía bastante público. O Defelê foi tricampeão entre 1960 e 1962. Já a equipe da Construtora Rabelo conquistou o tetracampeonato entre 1964 e 1967. Nesse período também era comum grandes times nacionais visitarem a capital para jogos amistosos contra os clubes locais e a Seleção de Brasília. Pelé, Tostão e Garrincha foram alguns dos craques que jogaram nos campos da capital.

Mas com o fim de muitas obras na cidade, as construtoras foram deixando Brasília e, com elas, também seus times. E aí surgiram novas equipes, dessa vez representando as satélites do DF, como Ceilândia, Gama, Sobradinho e Taguatinga.
Mas o primeiro time realmente profissional do DF foi o CEUB, fundado em 1971 por alunos e funcionários do Centro de Ensino Unificado de Brasília. A equipe teve uma ascensão meteórica e chegou ao Campeonato Brasileiro em 1973. Infelizmente, o time teve seu fim três anos depois.

Já o time de futebol mais antigo e ainda em atividade só foi surgir em 1975: o Brasília Esporte Clube. Criado pela Associação Comercial do Distrito Federal, a equipe adotou o vermelho e o branco como suas cores oficiais, homenagem ao tradicional América do Rio de Janeiro.
E o Brasília dominou o futebol local por muitos anos, ganhando oito títulos do Campeonato Brasiliense entre 1976 e 1987. Também foi o representante brasiliense que disputou mais vezes o Campeonato Brasileiro – com sete participações – em uma época em que os campeões estaduais tinham vaga garantida na primeira divisão nacional.

Mas, a partir dos anos 90, o time começa a entrar em crise e ganha nova administração, tornando-se o primeiro clube-empresa totalmente privado do Brasil. Foi quando mudou seu nome para Brasília Futebol Clube e trocou as cores para verde, amarelo e azul. A ideia não funcionou bem e a equipe acumulou dívidas e uma sequência de rebaixamentos.
Após alguns anos, o clube é comprado novamente, volta às cores originais e começa a se recuperar, conquistando os títulos do Campeonato Brasiliense de Juniores de 2013, a Taça JK do Candangão 2013 e a Copa Verde de 2014.

Atualmente, o Brasília F.C passa pela maior reformulação de sua história, já tendo modernizado a identidade visual, o uniforme e assumindo uma administração mais profissional, pronto para disputar a segunda divisão do Campeonato Brasiliense.
Meu pai passou por alguns times desses aí… Ele tem histórias muito interessantes. Era muito ligado ao futebol, junto com seu irmão, jornalista.
O irmão dele e meu padrinho tem a honra de ser homenageado dando o nome do estádio de Sobradinho: Agostinho Pires de Lima.
Em tempo: adorei o site!
CurtirCurtir
Bom dia, stomazele!
Meu nome é Vinícius e estou produzindo um TCC sobre a história de Augustinho Lima.
Será que você poderia entrar em contato comigo?
Meu número é (61) 981746106. O email é viniciusheck1@hotmail.com
CurtirCurtir
Meu pai passou por alguns times desses aí… Ele tem histórias muito interessantes. Era muito ligado ao futebol, junto com seu irmão, jornalista.
O irmão dele e meu padrinho tem a honra de ser homenageado dando o nome do estádio de Sobradinho: Agostinho Pires de Lima.
Em tempo: adorei o site!
CurtirCurtir
Brasília ou não sei
CurtirCurtir
Gostaria de saber se Alguém tem a relação dos jogadores do time da demabra
CurtirCurtir