O time mais antigo de Brasília

O futebol sempre fez parte da história de Brasília. Durante a construção da cidade, quase todas as empreiteiras tinham seus times – formados pelos próprios operários – que disputavam acirrados campeonatos nos canteiros de obras. A primeira competição aconteceu em 1959, tendo como campeã o Grêmio Esportivo Brasiliense.

Nos anos seguintes, os jogos continuaram, mas dessa vez também disputados pelos times dos órgãos públicos que começavam a se instalar na capital. Uma das principais equipes da época era o Defelê, nome derivado da sigla DFL do Departamento de Força e Luz da Novacap.

Time da Construtora Rabelo diversas vezes campeão no DF

Durante a década de 60, o futebol amador em Brasília era bem prestigiado e atraía bastante público. O Defelê foi tricampeão entre 1960 e 1962. Já a equipe da Construtora Rabelo conquistou o tetracampeonato entre 1964 e 1967. Nesse período também era comum grandes times nacionais visitarem a capital para jogos amistosos contra os clubes locais e a Seleção de Brasília. Pelé, Tostão e Garrincha foram alguns dos craques que jogaram nos campos da capital.

Pelé jogou no estádio Pelezão com o Santos em 1967

Mas com o fim de muitas obras na cidade, as construtoras foram deixando Brasília e, com elas, também seus times. E aí surgiram novas equipes, dessa vez representando as satélites do DF, como Ceilândia, Gama, Sobradinho e Taguatinga.

Mas o primeiro time realmente profissional do DF foi o CEUB, fundado em 1971 por alunos e funcionários do Centro de Ensino Unificado de Brasília. A equipe teve uma ascensão meteórica e chegou ao Campeonato Brasileiro em 1973. Infelizmente, o time teve seu fim três anos depois.

Já o time de futebol mais antigo e ainda em atividade só foi surgir em 1975: o Brasília Esporte Clube. Criado pela Associação Comercial do Distrito Federal, a equipe adotou o vermelho e o branco como suas cores oficiais, homenagem ao tradicional América do Rio de Janeiro.   

E o Brasília dominou o futebol local por muitos anos, ganhando oito títulos do Campeonato Brasiliense entre 1976 e 1987. Também foi o representante brasiliense que disputou mais vezes o Campeonato Brasileiro – com sete participações –  em uma época em que os campeões estaduais tinham vaga garantida na primeira divisão nacional.

O Brasília dominou o futebol local por vários anos

Mas, a partir dos anos 90, o time começa a entrar em crise e ganha nova administração, tornando-se o primeiro clube-empresa totalmente privado do Brasil. Foi quando mudou seu nome para Brasília Futebol Clube e trocou as cores para verde, amarelo e azul. A ideia não funcionou bem e a equipe acumulou dívidas e uma sequência de rebaixamentos.

Após alguns anos, o clube é comprado novamente, volta às cores originais e começa a se recuperar, conquistando os títulos do Campeonato Brasiliense de Juniores de 2013, a Taça JK do Candangão 2013 e a Copa Verde de 2014.

Novo uniforme do Brasília F.C, com logo e identidade visual reformuladas em 2020

Atualmente, o Brasília F.C passa pela maior reformulação de sua história, já tendo modernizado a identidade visual, o uniforme e assumindo uma administração mais profissional, pronto para disputar a segunda divisão do Campeonato Brasiliense.    

2 comentários em “O time mais antigo de Brasília

  1. Meu pai passou por alguns times desses aí… Ele tem histórias muito interessantes. Era muito ligado ao futebol, junto com seu irmão, jornalista.
    O irmão dele e meu padrinho tem a honra de ser homenageado dando o nome do estádio de Sobradinho: Agostinho Pires de Lima.

    Em tempo: adorei o site!

    Curtir

  2. Meu pai passou por alguns times desses aí… Ele tem histórias muito interessantes. Era muito ligado ao futebol, junto com seu irmão, jornalista.
    O irmão dele e meu padrinho tem a honra de ser homenageado dando o nome do estádio de Sobradinho: Agostinho Pires de Lima.

    Em tempo: adorei o site!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s