A festa de todos os estados

Em junho de 1960, um grupo de pioneiras fundou uma creche em um barraco de madeira que servira para a construção da 108 Sul. Dessa estrutura nasceu a Casa do Candango, uma entidade sem fins lucrativos que passou a ajudar crianças e idosos carentes.

Mas a Casa do Candango precisava de verba para se manter. Foi então que a pioneira Yolanda Avena Pires teve a ideia de fazer um evento para arrecadar fundos. Surgia, então, a Festa dos Estados.

Festa dos Estados em 1963, realizada em um descampado na 107 Sul

Sua primeira edição aconteceu em 1962, como uma festa junina na 105 Sul. Cada barraca representava uma unidade da Federação, com comidas típicas e artesanato locais. E foi um grande sucesso. Em pouco tempo, a Festa dos Estados se transformou na principal atração da cidade. Nos anos seguintes, a festa foi aumentando e mudando de local para atender o público crescente: 107 Sul, parte de trás do Cine Brasília, Setor Hoteleiro Norte, arredores da Torre de TV e, finalmente, o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

No auge da celebração, nas décadas de 1970 e 1980, cada estande contava com a primeira-dama de seu estado, responsável pela divulgação da cultura do lugar. Havia também a famosa barraca da TV Globo, que transmitia o evento ao vivo e  sempre trazia os artistas das novelas para distribuir autógrafos.

Festa em 1983, quando já acontecia no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

Em uma época em que a maioria dos habitantes do DF vinha de fora, aquela era uma chance imperdível de matar a saudade da terra natal. Com o passar dos anos, a Festa dos Estados foi perdendo a força que tinha antigamente. Sua última edição aconteceu em 2013.

Veja o vídeo:

Um comentário em “A festa de todos os estados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s