A 105 Sul é uma das quadras mais antigas e emblemáticas do Plano Piloto. Ela começou a ser construída bem no início das obras na capital, sendo inteiramente erguida pelo Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários – IAPI, com blocos projetados pelo arquiteto Hélio Uchôa. É a única quadra de Brasília com todos os prédios perpendiculares ao Eixo e paralelos entre si, dispostos assim para uma adaptação ao terreno.



A quadra foi concluída em 1960 e tem apartamentos de 3 e 4 quartos. Os blocos A, K e I têm 4 dormitórios (165,92 m2). Os demais têm 3 quartos (131,05 m2).

Os acabamentos dos blocos são finos e a fachada principal é caracterizada por suas esquadrias e venezianas de madeira, tipo guilhotina. Na fachada posterior estão cobogós de cerâmica vermelha, lembrando os já utilizados por Lucio Costa no Parque Guinle do Rio de Janeiro.

O primeiro apartamento pronto da capital, que serviu como residência-modelo decorada para visitação, ficava na 105 Sul. A quadra também marca outro pioneirismo: foi lá que realizou-se a primeira Festa dos Estados, organizada como uma festa junina em 1961 para arrecadar fundos para a Casa do Candango, entidade beneficente formadas por senhoras da alta sociedade brasiliense.



Que interessante! Desconhecia muitos detalhes revelados, inclusive que a quadra sediou a primeira Festa dos Estados! Obrigado pelas informações!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muita saudade de Brasília.
Muitos dos melhores anos de minha vida
CurtirCurtido por 1 pessoa
Morei lá…melhor quadra do plano piloto
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenho orgulho de morar na 105 Sul desde 1982. Qdo conheci BSB em 1964 fiquei encantado com os aptos da 105 e disse que tudo faria pra comprar um. Sonho realizado. Graças a Deus.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Morei por 25 anos no bloco
J ap. 601 ( canto), da 105sul
Meus três filhos brincaram
muito embaixo do.bloco.
Foi um período maravilhoso.
Depois, apareceu o Sudoeste
em nossas vidas, com prédio
novinho ( pacote completo)
Piscina, mais segurança, etc
Foi bom , mas para os netos
agora é melhor
CurtirCurtir