Logo no início da construção da nova capital, os acampamentos dos operários eram compostos basicamente por homens, pois não era permitida a permanência de mulheres e crianças nas obras. Mas, com a chegada dos engenheiros e funcionários públicos, que podiam vir com suas famílias, viu-se a necessidade de construir uma escola para educar seus filhos. Foi então que inaugurou-se, no dia 15 de outubro de 1957, a Escola Júlia Kubitschek, nome dado em homenagem à mãe do presidente JK, que era professora.

O projeto arquitetônico da escola foi elaborado por Oscar Niemeyer e executado em apenas vinte dias. Sua construção era em madeira e já contava com elementos que iriam fazer parte da arquitetura de Brasília, como os pilotis. A instituição funcionava no acampamento onde hoje está a Candangolândia, oferecendo educação em tempo integral. Sua orientação técnica ficou por conta do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, dirigido por Anísio Teixeira.

O corpo docente da nova escola foi escolhido em caráter de urgência entre as esposas e filhas dos próprios funcionários. Eram oito as professoras pioneiras, com a missão de atender 150 alunos. São elas: Amábile Andrade Gomes, Maria do Rosário Verner, Célia Cheir, Maria de Lourdes Moreira, Maria de Lourdes Cruvinel, Santa Alves Soyer, Carmen Daher e Ana Pereira Leal.

Com o passar do tempo e o aumento do número de estudantes, a Novacap inaugurou outras escolas pelos acampamentos. Chegavam professores de outros estados e também concursados da ainda capital federal, o Rio de Janeiro. No final de 1959, a Escola Júlia Kubitschek já contava com 560 alunos.
A escola original, de madeira, funcionou até 1969, quando foi interditada devidos aos riscos oferecidos por sua estrutura já bem deteriorada. Depois disso, o prédio foi ocupado por famílias sem moradia que ficaram ali até 1980. Em 1985, o local foi destruído por um incêndio e, finalmente, demolido.

Em 2009, como forma de homenagear a escola pioneira, um novo prédio foi construído no local, funcionando com o nome de Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek.

Fui das primeiras professoras, contratada por Israel Pinheiro, em agosto de 1959, pela NOVACAP, Embora morando na Cidade Livre, alfabetizei a primeira turma de Candanguinhos em Taguatinga, para onde me dirigia de jardineiras( ônibus da época) , com estrada de terra, lotadas sempre de Candangos, os que trabalhavam na construção.de Brasilia. Em abril de 1960, fui nomeada compondo o quadro da CASEB .Foi uma experiência única.!!
Natanry Ludovico Lacerda Osorio
CurtirCurtir
Que beleza poder conhecer um pouco da história da educação em Brasília por profissional que é agente direto dessa história! Minha mãe foi uma das primeiras professoras de Sobradinho. Parabéns 👏 professora Natanry pelo seu trabalho!
CurtirCurtir