As primeiras bandas de rock de Brasília

A primeira geração do Rock Brasília aconteceu ainda nos anos 60, inspirada pelo sucesso dos Beatles, Rolling Stones e da Jovem Guarda. Várias bandas surgiram ao mesmo tempo na capital, mas podemos destacar três delas como as principais daquele período:

Os Infernais

Formado em 1965, tocavam todos os grandes clássicos do rock na época, especialmente as músicas dos Beatles. A primeira formação contava com Eldir Coelho no vocal e baixo, Lincoln Carvalho na guitarra solo, Niepce Storni na guitarra-base e vocal, George Delanou no contrabaixo e Carlos Cesar na bateria.

Além de animar bailes e shows por todo o DF, o grupo participava dos programas de auditório da TV Nacional e TV Brasília, especialmente “Rapsódia da Cidade” e “Almoço com os Amigos”.

Primeiro show dOs Infernais, realizado no Brasília Palace Hotel em 1966. Foto: Eldir Coelho

A banda fez uma gravação em 1967, um compacto com as músicas “Ao Amor Distante” e “Estou na Solidão”/No Milk Today (original dos Herman Hermits), pelo selo mineiro Paladium.

Os Infernais deixaram de tocar ainda nos anos 60, mas retornaram em 1992 com os membros originais Eldir, Lincoln e Niepce, mais o baterista Ronaldo Lima, em apresentações no Iate Clube de Brasília.

Os Infernais tocando no concurso Miss Brasília 66. Foto: Eldir Coelho

Os Primitivos

Formado em 1966, foi o mais famoso grupo da cidade. Era composto por Everardo Correia na bateria, Carlos Alberto nos vocais, Edson Sampaio na guitarra-base, Luizinho na guitarra-base, Armandinho no contrabaixo e George Delanou na guitarra solo. Os ensaios aconteciam em um apartamento vazio da 107 Sul que pertencia ao pai de Armandinho.

Ensaio dOs Primitivos em um barraco improvisado à beira do Lago Paranoá

Após cinco meses de atividade em Brasília, o grupo foi para o Rio de Janeiro, onde apresentou-se em programas de televisão como “Festa do Bolinha” (Bolinha, TV Rio), “Símbolo” (Erlon Chaves, TV Rio), “I Love Lúcio” (Arlete Chaves e Lúcio Mauro, TV Tupi) e “Chacrinha” (TV Globo), entre outros.

No Rio, eles gravaram seu único LP, chamado “Os Primitivos no Iê, Iê, Iê”, pela Polydor. A banda terminou em 1969.

O disco dOs Primitivos é considerado o primeiro LP brasiliense

Os Reges

Com o repertório voltado para a Jovem Guarda, a banda começou a tocar em 1966. O nome era a junção das iniciais de seus integrantes: Reinaldo, Edson, Gualberto, Edson e Segóvia. O grupo era muito popular nas cidades-satélites e chegou a ter um programa próprio na TV Brasília.

Os Reges tinham um programa próprio na TV Brasília

7 comentários em “As primeiras bandas de rock de Brasília

  1. Gostei! Boas lembranças, parabéns. Gostaria de ver alguma matéria sobre as bandas: Os matuskelas e Os Diferentes, que tocaram na década de 60.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s