O dia em que Roriz escapou da morte

1o de janeiro de 1991. Dia da posse de Joaquim Roriz como o primeiro governador eleito do Distrito Federal. Um grande evento foi organizado para a ocasião, preparando a Praça do Buriti para receber as milhares de pessoas que assistiriam a transmissão de cargo do ex-governador Wanderley Vallim para o novo ocupante do Executivo.

Roriz comemorando a vitória na eleição para governador

A previsão era de muita chuva para aquele dia, por isso o cerimonial preparou o interior do ginásio Nilson Nelson como um local alternativo para o evento. Mas a tempestade só veio após a transmissão do cargo e o discurso de Roriz, fazendo a multidão presente na praça correr para dentro do Palácio do Buriti. Os shows que ainda aconteceriam (Leandro e Leonardo, Chico Rey e Paraná e outras duplas sertanejas), assim como uma queima de fogos, foram cancelados.

População reunida na Praça do Buriti para a cerimônia de transmissão de cargo

Foi então que chegou a notícia para os membros do novo governo: o teto do ginásio havia desabado com a força da chuva! Todos escaparam de uma tragédia, que certamente teria acontecido se a cerimônia de posse tivesse sido transferida para o Nilson Nelson, como foi cogitado fazer antes da tempestade.

O teto do ginásio Nilson Nelson veio abaixo com a forte chuva

Estavam no palanque principal e, provavelmente, teriam morrido ou ficado gravemente feridos: Joaquim Roriz, José Roberto Arruda, Paulo Octavio, Luiz Estevão, Vigão, Tadeu Filipelli, Valmir Campelo, Benedito Domingos, Wesliam Roriz e as filhas Liliane e Jaqueline, Márcia e Sarah Kubitschek, além de várias deputados, embaixadores e jornalistas.

A reforma do Nilson Nelson durou anos e, quando terminou, o ginásio teve sua capacidade reduzida de 24 mil para 16 mil pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s