Zé Gotinha, o herói de Brasília

Zé Gotinha é um personagem nacional, mas foi criado por um artista plástico pioneiro em Brasília

Nos anos 80, a Poliomielite, também chamada de Paralisia Infantil, ainda era uma doença que atingia muitas crianças pelo Brasil. Mas já havia uma vacina eficaz, criada pelo médico Albert Sabin e administrada por via oral: a gotinha.

Em 1986, com objetivo de tornar as campanhas de vacinação mais atraentes para as crianças, o Ministério da Saúde, com o apoio da Unicef, encomendou a criação de um personagem para ser o símbolo das ações contra a Polio. O trabalho foi dado a Darlan Rosa, artista plástico de Brasília que já havia feito muito sucesso na capital ao apresentar o programa infantil Carrossel nos anos 60.

Titio Darlan na primeira versão do programa Carrossel em 1968

Iniciado em 1967 na TV Brasília, Carrossel foi líder absoluto de audiência na cidade por muitos anos. Nele, Titio Darlan comandava atrações cheias de músicas, brincadeiras, histórias e desenhos. E tudo feito ao vivo no auditório da emissora na W3 Sul.

Darlan Rosa e sua criação

Após a criação do personagem, foi lançado um concurso entre estudantes do país inteiro para a escolha de seu nome, com uma fase estadual e outra nacional. No DF, foram mais de 13 mil sugestões e o nome “Zé Gotinha” apareceu 18 vezes. E, embora estivesse no regulamento que não seriam permitidos nomes próprios e vencendo a resistência de quem achava inadequado que o personagem se chamasse como o presidente José Sarney, Zé Gotinha foi escolhido como o candidato de Brasília. Mas, se várias crianças sugeriram a mesma coisa, quem deveria ficar com o prêmio do concurso? Realizou-se, então, um sorteio.

O garoto agraciado, morador do Cruzeiro Velho, foi Getúlio Fialho Netto Santos, de 8 anos, que ganhou uma caderneta de poupança no valor de Cz$ 10 mil.

Getúlio, 8 anos, vencedor do concurso

Zé Gotinha foi, então, para a etapa nacional, vencendo a disputa. Os participantes finalistas foram Amazonas (Saudinho), Amapá (Vacinildo), Acre (Pingolino) e Piauí (Defesinha).

Comercial de 1989 com Xuxa e Zé Gotinha

Desde então, a simpática gotinha aparece em todas as campanhas de vacinação no Brasil, sendo, atualmente, símbolo do Programa Nacional de Imunizações.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s