A 102 Norte é uma das poucas quadras da capital composta inteiramente por blocos com apartamentos funcionais. Ela foi construída pelo Ministério da Guerra para receber militares do Exército. Todos os edifícios foram projetados pelo arquiteto Nauro Esteves, sendo concluídos em 1972.


Cada conjunto de blocos é destinado a patentes específicas do Exército: os blocos A, B, C e D para capitães e tenentes (apartamentos de 3 quartos com 115 m2), os blocos E e F para oficiais superiores (3 quartos com 163 m2) e os blocos G e H para oficiais generais (4 quartos com 236 m2).

As fachadas dos edifícios seguem um padrão uniforme, sendo diferenciadas pelas cores das pastilhas. Outra peculiaridade da 102 Norte é possuir três quadras esportivas, a maior quantidade em uma superquadra do Plano Piloto.

A Escola Classe 102 Norte, atual CEF (Centro de Ensino Fundamental) 102 Norte, foi fundada no dia 7 de novembro de 1974, tendo como primeira diretora a professora Sônia Maria Bichara. Em seus primeiros anos, a quase totalidade dos alunos era de filhos de militares. Mas, com o tempo, estudantes das cidades-satélites e do Entorno tornaram-se maioria.