Quadras de Brasília: 102 Norte

A 102 Norte é uma das poucas quadras da capital composta inteiramente por blocos com apartamentos funcionais. Ela foi construída pelo Ministério da Guerra para receber militares do Exército. Todos os edifícios foram projetados pelo arquiteto Nauro Esteves, sendo concluídos em 1972.

Toda a 102 Norte é composta por apartamentos funcionais

Cada conjunto de blocos é destinado a patentes específicas do Exército: os blocos A, B, C e D para capitães e tenentes (apartamentos de 3 quartos com 115 m2), os blocos E e F para oficiais superiores (3 quartos com 163 m2) e os blocos G e H para oficiais generais (4 quartos com 236 m2).

Os blocos G e H são reservados para generais do Exército

As fachadas dos edifícios seguem um padrão uniforme, sendo diferenciadas pelas cores das pastilhas. Outra peculiaridade da 102 Norte é possuir três quadras esportivas, a maior quantidade em uma superquadra do Plano Piloto.

Um dia comum na quadra em 1986

A Escola Classe 102 Norte, atual CEF (Centro de Ensino Fundamental) 102 Norte, foi fundada no dia 7 de novembro de 1974, tendo como primeira diretora a professora Sônia Maria Bichara. Em seus primeiros anos, a quase totalidade dos alunos era de filhos de militares. Mas, com o tempo, estudantes das cidades-satélites e do Entorno tornaram-se maioria.

Um comentário em “Quadras de Brasília: 102 Norte

  1. Pra mim é desnecessário existir apartamentos funcionais para os altos escalões do governo. Todos eles recebem salários altíssimos! Têm auxílios de tudo que é tipo, portanto, têm condições de comprarem um local para morarem sem precisar ocupar um apartamento funcional.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s